21

Umectação Capilar, fiz e aprovei!

        Acredito que todas já devem ter ouvido falar em umectação capilar, afinal está super em alta porque trás ótimos benefícios para os fios. E talvez muitas não saibam que umectação e nutrição são a mesma coisa. Então você que está precisando nutrir as madeixas ou para quem gosta de estar com os fios em dia, Vem Comigo!



O que é umectação ?

        A umectação se baseia na utilização de óleos vegetais ou não que servem para nutrir o cabelo, repondo a gordura necessária aos fios. Essa nutrição repõe os lipídeos que fazem parte da composição capilar, além de ser importante na saúde do fio.



Quais tipos de óleo podem ser usados na umectação ?

        São indicados óleos 100% vegetal, óleos que não possuam outros ingredientes na sua composição. Mas eu utilizo também esses óleos comprados em farmácia que custam pouco mais de R$ 3,00, que são indicados para uso capilar e gosto bastante do resultado.


Quais tipos de cabelo a umectação pode ser feita ?

       Pode ser feita em todos os tipos de cabelo, inclusive os que já tem tendência a ser oleoso, não é porque seu cabelo é oleoso que ele não precisa de nutrição. Que nada mais é do que a reposição de gordura 'boa' que compõe seus fios.


Quais são os óleos mais usados na umectação ?

        Acho que não se deve pensar no mais usado e sim no que seu cabelo está precisando no momento. Porque existem vários tipos de óleos disponíveis pra compra seja de coco, rícino, amêndoa, azeite de oliva, macadâmia, abacate, semente de uva, etc. E cada um pode ajudar seus fios de uma forma, exemplo: o óleo de coco é rico em ácidos graxos e vitamina E, é ideal para cabelos ressecados, hidrata e restaura a estrutura dos fios. 


Pode ser usado mais de um tipo de óleo ?

     Sim. Pode ser utilizada uma mistura de óleos, afinal um pode ajudar o outro. Eu quando faço a umectação gosto de utilizar azeite extra virgem com algum outro tipo de óleo.


Modo de fazer:

        Com o cabelo sujo ou limpo aplique o óleo/mistura da raiz as pontas. Deixe agir pelo tempo máximo que conseguir, mínimo de 1 hora, e pra quem puder e conseguir pode dormir com o produto nos fios e retirar no dia seguinte. Para auxiliar use touca térmica ou comum. Para retirar é só lavar com seu shampoo de costume, aplicar cerca de 3x para retirar bem e o cabelo não ficar oleoso e pesado. Depois pode se aplicar somente condicionador ou aplicar uma máscara de hidratação de sua preferência.



Dicas

- A umectação pode ser feita até 2x por semana.
- Faça uma hidratação quando for retirar o óleo dos fios.
- Pode ser utilizado somente o azeite de oliva extra virgem.
- Sempre que puder durma com a umectação no cabelo, para ter um efeito melhor.
- Se quiser pode-se dar uma leve aquecida no óleo que for utilizar.
- Acredito que com o cabelo lavado com shampoo a absorção dos nutrientes do óleo possam ser melhor, afinal antes de uma hidratação sempre lavamos o cabelo com o shampoo.
- Aplique óleo de rícino na raiz.

Algumas receitas de umectação:

Receita 1:

1 cs de azeite de oliva extra virgem
1 cs de óleo de semente de uva


Misture tudo e aplique nos fios, deixe agir por pelo menos 1 hora e retire. Aplique uma máscara de hidratação e deixe agir pelo tempo que se pede e retire. Finalize com um protetor térmico e se quiser seque-o.


Receita 2:

1 cs de óleo de rícino
1 cs de óleo de coco
1 cs de azeite de oliva extra virgem

Coloque os óleos num recipiente e leve ao banho maria para dar uma leve aquecida e derreter o óleo de coco (se for pastoso), antes de aplicar a mistura, passe um pouco de óleo de rícino somente na raiz e massageie bastante. Depois aplique a mistura (pode-se ou não passar na raiz, pois já aplicou óleo de rícino), envolva o cabelo numa touca térmica e deixe agir, retire com shampoo e aplique ( 2 cs de condicionador + 1 cs de vinagre de maçã) e finalize como quiser.






        Então é isso lindonas! E vocês já fizeram umectação? e gostaram do resultado? Ah, eu faço sempre e procuro sempre estar variando os óleos exceto o azeite e adoro o resultado, sem contar nas pontas que melhoraram absurdamente, ainda mais um cabelo com luzes. É isso, beijossss, espero que gostem do post.
        



21 comentários:

  1. Great post! I'm your new follower # 65, if you want to come on my blog ^ - ^

    www.beautywithterri.blogspot.it

    ResponderExcluir
  2. Sempre fiz quando eu tava em transição. Agora dei ma paradinha rs
    Bjjjj
    http://www.livinganamericanlife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Dica maravilhosa eu amo fazer isso nos meus cabelos
    blog lindo sucesso seguindo.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Cortei o cabelo bem curtinho e agora que estou deixando crescer novamente, sinto que meus fios não são mais os mesmos. Umectação pra ontem neles hehe


    :***

    Patty
    Cute Nails

    ResponderExcluir
  5. Faz muito tempo mesmo que não faço isso no meu cabelo, adorei a dica, e as receitas.
    Beijos!

    http://www.tendenciateen.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sempre bom fazer flor, deixam os fios maravilhosos :)

      Excluir
  6. Gostei da dica linda
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia

    ResponderExcluir
  7. oieee, eu quero muito testar nos meus bbelos... mas confesso, que tenho muita preguiça!!!
    http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixa de preguiça flor rs, faz que você vai gostar bastante.

      Excluir
  8. Noossa, não conhecia. Fiquei louca pra testar.
    Adoorei a dica.
    bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  9. Nunca fiz. o meu cabelo é oleoso. vou testar ;)
    obrigada pela dica**
    beijinhos
    http://mypreciouspace.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Oii Paloma eu já fiz umectação mais tem tempo quando eu usava químicas nos cabelos o resultado é bem satisfatório!
    Bjs
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Muito bom seu post, adorei e preciso fazer uma dessa no meu cabelo.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  12. Oi linda eu nunca fiz mais parece ser muito bom!
    Beijos!
    http://adolescentecharmosaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que boas dicas! Já tomei nota!! :)
    http://modadarapunzel.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  14. Nossa.. adorei o post !!! Vou fazer com toda certeza !

    Parabéns pelo Blog :)

    ResponderExcluir

- Vou adorar receber seu comentário.
- Deixe o link para eu visitar seu blog também!
- Segue? Que sigo de volta.
- Beijos e volte sempre.

Confira Também:

2leep.com
 
Voltar ao Topo da Página
© Coisas The Mulher - 2015.
Criado por: Paloma Andrade.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo