2

Protegendo a pele desse sol

     Verão a melhor estação do ano (eu acho rs) é também a estação mais quente que pede praia, piscina, diversão e claro muito sol, afinal quem não quer ter 'aquele' bronzeado. Nós sabemos que a luz do sol além de nos dar o bronzeado, por conter vitamina D* e ajudar a fortalecer os ossos é importante para toda a vida na Terra. No entanto quando a exposição ao sol é feita de forma exagerada/incorreta e prolongada os danos podem ser graves. O câncer de pele pode ser uma das consequências, o que mostra que a proteção é a melhor forma de evitar tais danos e ainda evitar maiores problemas ao corpo.
    Saber se proteger do sol é uma questão de saúde e também de beleza e todos necessitam deste cuidado não importa idade ou cor da pele, então segue algumas dicas para vocês de como proteger a pele da radiação solar, calor e umidade.

Protetor Solar

     Quem não conhece o bom e velho protetor solar serve para bloquear parte da radiação solar, raios UVA e UVB que atingem a pele. Estes podem ser responsáveis pelo câncer de pele, envelhecimento precoce, queimaduras e manchas na pele. Então lembrem-se bem de checar o estoque de protetor solar e quanto maior o nível (10,20,30,40,50,60,etc) melhor e maior a proteção. 
     E aplique em todas as áreas que ficam expostas ao sol, espalhando para cobrir a pele, esta dica é importante para evitar manchas e claro obter a devida proteção. 


Óculos Escuro

     A pálpebra apresenta uma pele bem fina que a torna um alvo mais fácil para o câncer de pele, por isso é importante a utilização do óculos escuro que serve para prevenir da doença. É importante checar se as lentes possuem proteção contra raios UVA e UVB.


Chapéus e Bonés

     Aposte também nos chapéus e bonés e uma dica os de abas largas protegem melhor o rosto da incidência dos raios UV. As pessoas calvas devem te-los como aliados, pois "a incidência de lesões pré-cancerígenas no couro cabeludo dos calvos é maior do que nas pessoas que tem cabelo" afirmação de um dermatologista. 


Água

     Beba MUITAAAA águao consumo de água é fundamental para nosso organismo e além de hidratar fornece oxigênio e nutrientes essenciais para todas as células, isto através do sangue, a água ajuda a retirar subprodutos tóxicos do metabolismo, regula a temperatura corporal, regula cansaço, mantém os níveis de energia, lubrifica os músculos e protege o organismo do envelhecimento.
     Não é só quando estamos com sede que estamos desidratados, no verão como estamos expostos as altas temperaturas hidratar-se é fundamental para a saúde. Então em tempo seco e quente o consumo de líquido, principalmente água deve aumentar, sempre ouvimos falar que o consumo mínimo de água deve ser 2 litros por dia. Ah, só uma dica, uma pessoa que está hidratada apresenta a urina na cor amarelo-claro, assim quando está mais escura quer dizer a urina está com pouco líquido devido a desidratação.


Evite a Umidade

     No verão os fungos causadores de micoses (infecções que provocam coceiras e manchas brancas/vermelhas) tem as condições ideais para se reproduzir, manter o corpo seco previne tal situação; procure secar-se bem após o banho, evite ficar muito tempo com roupas molhadas, utilizar roupas que facilitam a transpiração.


Hidratar

     O sol pode ressecar a pele e ainda queimar, o uso de hidratante é indispensável ainda mais depois da exposição ao sol. O creme deve ser usado depois do banho de sol, antes não, pois ele abre algumas células da pele isso propiciaria a entrada de raios solares.


Boa Alimentação

     Uma boa alimentação sendo esta balanceada, rica em nutrientes com ação fotoprotetora e antioxidante, isto fortalece o sistema de defesa das células, como radicais livres gerados pelo sol e a inflamação da pele. Alimentos como cenoura, abóbora, laranja, espinafre, brócolis são rico em betacaroteno, que tem ação antioxidante, previne o envelhecimento celular precoce, estimula a produção de melanina que ajuda a manter o bronzeado e protege a pele contra raios solares.


Escolha horários para se expor ao sol

     Devemos tomar alguns cuidados para chegar no tão sonhado bronzeado, como o horário de se expor ao sol, e os horários mais indicados são aqueles que o sol está mais fraco antes das 10 da manhã e depois das 3 da tarde, mesmo seguindo estes horários todos os outros cuidados continuam sendo indispensáveis.

vitamina D* - serve para:
  • facilitar a absorção do cálcio e do fósforo no organismo;
  • fortalecer os ossos e dentes tornando-os mais saudáveis;
  • aumentar a força muscular;
  • diminuir o risco de diabetes tipo 1;
  • melhorar o equilíbrio e
  • ajudar a emagrecer.

     Espero que tenham gostado do post, são dicas que estamos cansados de ouvir/saber, mas se é para nosso bem valem apena lembra-las, pois são muito importantes. Então gente, vamos nos cuidar afinal não custa nada, melhor cuidar agora para não ter problemas que podem ser sérios mais tarde, assim todos teremos um 'bom' verão apesar do calor incessante. beijinhos no coração e quero saber se gostaram e acrescentariam mais alguma coisa. Lembrando que só citei os cuidados mais importantes , cuidados que sempre somos orientados a tomar! ;)


2 comentários:

  1. ótimas dicas, a única que não sigo é a do chapel, não curto usá-los rs

    Bjs!

    http://bloggarotaunica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gostava de chapéu, mas agora já uso :)

      Volte sempre, beijos!

      Excluir

- Vou adorar receber seu comentário.
- Deixe o link para eu visitar seu blog também!
- Segue? Que sigo de volta.
- Beijos e volte sempre.

Confira Também:

2leep.com
 
Voltar ao Topo da Página
© Coisas The Mulher - 2015.
Criado por: Paloma Andrade.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo